Image Map

Menu

image01
Conheça o Conference Resources
image02
Fique por dentro do que oferecemos
image03
Saiba como ser um Colaborador
image04
Participe também de nossas Extensões
  • img01

    Nyah!Conference

        Conheça o Nyah!Conference e encomende         seus designs. Saiba Mais
  • img02

    Conference Writers

        Conheça o Conference Writers, leia e       publique suas histórias. Saiba Mais
  • img02

    Conference Divulga

        Conheça o Conference Divulga, um grupo         para troca de divulgações. Saiba Mais

Dicas: Português #02



Hey gente.

Bem, depois de algum tempo, enfim trouxe outra “aula” de português. Pediram na ask para falar sobre a transitividade verbal então... Cá estou.

Primeiramente, vamos definir verbo:
Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos:Uma ação, como correr; Um estado como ficar; Um fenômeno como chover; Uma ocorrência, como nascer, Um desejo, como querer.
O que caracteriza o verbo são as suas flexões, e não os seus possíveis significados. Um claro exemplo é o verbo “assistir”.
Dependendo do contexto, assistir pode significar:
Ver algo: Eu assisto à televisão.Ou oferecer assistência a alguém: A enfermeira assistia o paciente.
Dito isso, vamos falar sobre a diferença entre transitividade. E podemos dividir os verbos como Transitivos e intransitivos.
Por definição, verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento. Isso porque em meio a uma oração, ele representa um sentido por si só. Observe as frases a seguir:
E assim, com um último suspiro, ele morreu.
Ele morreu.
Na primeira frase, foi descrito como alguém morreu. Entretanto, mesmo ao retirar a descrição da morte, o sentindo da frase é preservado. Você compreende, claramente, em ambos os casos, que alguém morreu.
Agora, os verbos transitivos, são aqueles que precisam de um complemento para que a oração apresente um total sentido, Observe:
Ele perguntou.
Ele perguntou que filmes estavam em sessão.
No primeiro caso, entendemos que algo foi perguntado, mas não sabemos o que foi.  Isso porque o verbo não passa um sentido completo e precisa de complemento que explique a ação. Sendo assim, temos verbos transitivos diretos, transitivos indiretos e transitivos diretos e indiretos.
Para diferenciá-los, é preciso “perguntar” ao verbo como ele deve ser completado. Para entender melhor a técnica, é preciso exemplificar. Então, vamos começar pelos transitivos diretos. Veja a frase:
Lily não terminou a prova no prazo.
O verbo na oração é “terminou”.  Então precisamos perguntar a ele como algo se termina. Isso ficaria:
Quem termina, termina algo ou alguma coisa.
Como não há presença de uma preposição na resposta, dizemos que esse verbo possui uma transitividade direta. Observe mais exemplos abaixo:
Ela não fez a lição de casa.  > Quem faz, faz algo ou alguma coisa.Ela adora a boneca nova. > Quem adora, adora algo ou alguma coisa.Ele convidou a amiga para sua festa. > Quem convida, convida alguém.A garota amparou o amigo. > Quem ampara, ampara algo ou alguém.O perturbavam na escola. > Quem perturba, perturba alguém.
OBS: Nas frases, pode haver a presença de a, as, o, os, no, nos, na, nas, mas isso são artigos e pronomes, não preposições.
Fácil não? Agora, veja a frase abaixo:
Ele lhe perguntou sobre a prova de segunda.
Quando perguntado, o verbo diz que:
Quem pergunta, pergunta sobre algo ou alguma coisa.
No momento da resposta, temos a presença de uma preposição, isso indica a presença de um verbo transitivo indireto. Observe mais exemplos abaixo:
Devemos obedecer aos nossos princípios e ideais. > Quem obedece, obedece a algo ou alguém.Respondi ao meu patrão. > Quem responde, responde a algo ou alguém.Simpatizo com os meus vizinhos. > Quem simpatiza, simpatiza com algo ou alguém.Lembrei do amor ao vê-lo passar. > Quem lembra, lembra de algo ou alguém.
OBS: Para quem não lembra, abaixo segue uma lista com as principais preposições:
Por, para, perante, a, ante, até, após, de, desde, em, entre, com, contra, sem, sob, sobre, trás.
Lembrem-se de suas flexões também, como:
Da, do, ao, aos, etc.
E por fim, existem aqueles verbos que precisam de mais de um complemento, onde obtemos mais de uma resposta, sendo estes classificados como verbos transitivos diretos e indiretos.  Observe:
Ele dedicou a música para sua namorada.
Ao ser perguntado, o verbo nos diz que:
Quem dedica, dedica algo. | Algo é dedicado para alguém.
Ou seja:
Quem dedica, dedica algo para alguém.
Há a presença de uma resposta direta, mas também de uma indireta, com uso de preposição. Veja mais exemplos:
Agradeço a audiência aos ouvintes. > Quem agrade, agradece algo para alguém.Paguei a divida com o cartão. > Quem paga, paga algo com alguma coisa.Eu perdoei a garota por boa vontade. > Quem perdoa, perdoa alguém por algo.

Alguns verbos possuem a transitividade variante com o sentido, por isso não se preocupem em ter uma ideia fixa a respeito do verbo. Sempre analisem de acordo com a frase.


E é isso. Espero ter ajudado, não deixem de comentar ^^



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map