Image Map

Menu

image01
Conheça o Conference Resources
image02
Fique por dentro do que oferecemos
image03
Saiba como ser um Colaborador
image04
Participe também de nossas Extensões
  • img01

    Nyah!Conference

        Conheça o Nyah!Conference e encomende         seus designs. Saiba Mais
  • img02

    Conference Writers

        Conheça o Conference Writers, leia e       publique suas histórias. Saiba Mais
  • img02

    Conference Divulga

        Conheça o Conference Divulga, um grupo         para troca de divulgações. Saiba Mais

Curso De Férias #Aula 01 (Photoshop)



Oi gente.
Enfim as aulas oficiais começaram!
Não vou mentir, adoro essa parte, tal como ver o desempenho de vocês.

Mas bem, vamos ao que interessa. Essa primeira aula serve tanto para a turma de Assinaturas, como para as de Design Simples, por mexerem com um assunto que é útil e o mesmo em ambos tipos de design. A Aula de hoje é bastante iniciante: texturas e mesclagens, além de títulos. Mas não se enganem, quando bem combinados, criam boas edições, simples, mas bem trabalhadas. Para quem tem mais conhecimento, não desvalorizem a aula iniciante. Muitas vezes, trabalhamos tanto com os recursos avançados, que esquecemos do básico e nos tornamos incapazes de fazer uma edição mais simplista.

Nossas aulas vão ter sempre uma parte escrita e a parte em vídeo. Caso desejem, vocês podem podem assistir todos os tutoriais sobre PS na nossa playlist oficial no YouTube.

Estarei disponibilizando no fim da aula alguns extras e materiais, então leiam tudinho com atenção lol

Agora, vamos começar?

1. Mesclagem

 Assista  o tutorial em vídeo.

Existem três tipos de mesclagem: as com fotos de mesmo ensaio fotográfico e fundo, as com fotos de ensaios fotográficos diferentes porém fundos semelhantes e as com fotos de ensaios fotográficos  diferentes e fundos diferentes. 

Os dois primeiros tipos são os mais simples de realizar e os mais presentes nas edições. O último criará um mesmo fundo para as fotos, sendo mais usados em manips, podendo ser usado em edições com grande uso de texturas.

Agora, pontos essenciais ao se mesclar imagens:

  • O posicionamento das imagens. Certifique-se de encaixar as áreas com fundos mais semelhantes uma das outras, facilita na hora de mesclar. Use a ferramenta de mover para isso, ou a de redimensionar (CTRL + T)
  • A ferramenta de borracha. Certifique-se que SEMPRE a borracha esteja com sua dureza em 100% para a edição não ficar marcada.
  • O tamanho da borracha. Comece com ela maior, apagando de longe e ao se aproximar, diminua, para evitar apagar a pessoa na foto.
  • A colorização. É essencial que a colorização encaixe com ambas as fotos e harmonize a mesclagem. 
  • Ajustes. Serão quase sempre necessários, então não deixem de mexer com brilho e contraste até ambas imagens estejam semelhantes.
  • Caso apague demais ou diminua demais, reverta no mesmo instante com CTRL + ALT + Z.
Dicas extras!

Não mostrei isso que será dito no tutorial, mas, caso vocês já entendam um pouco mais de Photoshop, pode ser útil e simples. Caso não tenha familiaridade, você podem tentar mexer e fazer isso.

  • Edição não destrutiva. Permite fazer alterações em uma imagem sem sobrescrever os dados da imagem original, que permanecem disponíveis caso você queira reverter a ela. Para isso, transforme a imagem em Objeto Inteligente, assim,o dimensionamento, a rotação e a deformação serão facilmente reversíveis. Ou seja, caso diminua muito uma imagem e só repare depois, o ctrl + z não será suficiente, logo, com o OI, você pode aumentar a imagem sem perder qualidade. Para criar um OI, vá em camadas > objeto inteligente > criar objeto inteligente.
  • Máscara de Vetor. Com ela, ao invés de apagar diretamente a imagem, você apaga a máscara, assim, se cometer algum erro, é só excluir ajustar a máscara e sua imagem permanece intacta. Lembre-se: as áreas pretas representam as áreas modificadas. Para aplicá-la, basta ir abaixo das camadas, é o simbolo ao lado esquerdo de degradê.
2. Texturas


 Assista  o tutorial em vídeo.

Existem três tipos de texturas: as de fundo claro, as de fundo escuro e as coloridas. No tutorial, demonstrei os dois principais tipos: fundo escuro e fundo claro. As demais texturas, com muitas cores, são usadas principalmente como fundo, sem alterações a sua estrutura, além de aplicá-las somente com mesclagem. Assim como as demais, caso queiram utilizá-las de outro modo, basta mexer em suas opções de visualização.

Os pontos essenciais ao se mexer com texturas são:

  • Opções de visualização. São aquelas que ficam acima da camada, que usei no vídeo e mostrei as diversas formas que uma textura pode ficar. As mais usadas são Clarear e Divisão (para fundos escuros), Escurecer e Multiplicar (para fundos claros). Mas não se prendam a isso, teste todas as opções ao colocar uma textura. As vezes, o que se encaixa em uma edição não fica tão bem na outra.
  • Colorização. É essencial, o que dá vida as texturas. Além de combinar com a foto, o color deve combinar com as cores das texturas.
  • Combinação. Encaixe mais de uma textura, misture-as. Mas lembre-se que devem combinar entre si e entre o tipo de edição.
3. Títulos
Existem muitas dúvidas na parte dos títulos em si, começando desde a escolha das fontes, posicionamento ao style.

Coisas importantes sobre o título:
  • Quando iniciar uma edição já comece com o pensamento de "Meu título vai ficar aqui", e desde o princípio deixe reservado um espaço para ele.
  • Nem sempre utilizar style é uma boa, é mais vantajoso e bonito elaborar o título de maneira simples, do que utilizar style.
Você pode variar seu título tanto com combinações de fonte cursiva + fonte serif (sans serif) .
É legal pintar dentro das letras, é um trabalho simples e que pode ficar bem bonito. (x)
Outro bom efeito é simplesmente modificar os tamanhos de algumas letras ao decorrer da palavra, ignorando o gif, observe esse exemplo: (x)
Ainda ignorando o gif, nesse exemplo utilizei shapes retangular para fazer as barras e ponto final da fonte "zebra" para finalizar. (x

Existem muitos outros estilos que serão ensinados ao decorrer das aulas, a princípio será trabalhado as maneiras mais simples de elaborar.
 
EXTRAS

Estarei disponibilizando um pack com o que usei nessa aula. Ou seja, as texturas, colors e meus psds das aulas de textura e mesclagem, para que possam ver o que foi feito e ter maior noção.



Estamos disponibilizando também um pack com texturas variadas, de vários estilos, para que possam baixar e usá-las em suas edições ao longo do curso e depois. 




E, por fim, um pack de fontes. Contém 189 fontes selecionadas a dedo, aproveitem. Minha dica para instalar todas é, não instalem. Só selecionem e movam todos os arquivos de fontes para essa pasta do PC de vocês: C:\Windows\Fonts



E é isso pessoal, em breve postarei a tarefa, até a próxima. Como sempre, podem perguntar qualquer coisa e qualquer dúvida é só chamar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map