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Curso de Férias #Aula 02 (Photoshop)



Hey povo.


Então, quero começar me desculpando pelo atraso na postagem. Infelizmente, meu computador não quis contribuir e, como eu estava entrando de férias (fim das aulas de 08:00 às 17:30 e.e), não estava com os tutoriais gravados. Essa aula só foi possível graças a Jenny, que fez o favor de gravar tudo certinho. Não deixem de ler o tutorial, é importante e contém dicas úteis.



Mas bem, vamos ao que interessa, parte 2. A aula de hoje é sobre os amados e queridinhos shapes e brushes. Eles facilmente elaboram uma edição, além de encaixar fotos mais facilmente (isso é bom para quem tem dificuldades na mesclagem, mas o vício neles acaba por deixar os designs entediantes). Essa aula serve, novamente, tanto para as turmas de DS quanto de Assinaturas.

Lembrando outra vez que, caso desejem, vocês podem podem assistir todos os tutoriais sobre PS na nossa playlist oficial no YouTube. Na gad do blog também é possível acessar as aulas de modo facilitado.

Agora, vamos lá?

1. Organização do espaço e Elaboração de textos

 Assista  o tutorial em vídeo.


PARTE I
ESPAÇO

Ao realizar uma edição com shapes e brushes, é  essencial que tenham uma ideia do que desejam fazer, quantas fotos desejam incluir na edição. A partir daí, fica mais fácil escolher que tipo de shape usar, para possibilitar o encaixe de tudo. Tenha em mente também, o estilo de edição que deseja fazer. Dependendo do estilo (dark, romântico, etc), você passa a escolher o modelo de shape/brushe. 

Edições mais românticas pedem shapes/brushes mais elaborados, com curvas e detalhes, enquanto as edições mais divertidas encaixam mais facilmente com shapes/brushes geométricos. Ou seja, por mais que um shape ou brushe seja seu favorito, analise se seu estilo encaixa com sua proposta antes de usá-lo.

Pontos importantes ao usar shapes e brushes:

  • A dimensão. Nos brushes, isso não se observa, uma vez que sua forma é fixa e você só determina o tamanho, mas em shapes, você pode facilmente distorcer a ferramenta. Para evitar, pressione "shift" ao expandir seu shape. Isso manterá a dimensão correta apesar do tamanho.
  • A borda. Quando você mexe muito com a rotação e dimensão, as bordas podem ficar tremidas, mal acabadas. Uma dica é que use  a "Edição não destrutiva" em suas edições, além de bordas, que melhoram o acabamento.
  • PNGs. Existem muitos pngs de enfeites feitos a partir de brushes e shapes. Seu uso mostra que nem sempre os shapes devem ser usados apenas para criar um encaixe, mas sim para a construção de um fundo ou elaboração de textos e bases.
Relembrando....

  • Edição não destrutiva. Permite fazer alterações em uma imagem sem sobrescrever os dados da imagem original, que permanecem disponíveis caso você queira reverter a ela. Para isso, transforme a imagem em Objeto Inteligente, assim,o dimensionamento, a rotação e a deformação serão facilmente reversíveis. Ou seja, caso diminua muito uma imagem e só repare depois, o ctrl + z não será suficiente, logo, com o OI, você pode aumentar a imagem sem perder qualidade. Para criar um OI, vá em camadas > objeto inteligente > criar objeto inteligente. 
  • Máscara de Vetor. Com ela, ao invés de apagar diretamente na camada, você apaga a máscara, assim, se cometer algum erro, é só excluir ajustar a máscara e sua imagem permanece intacta. Lembre-se: as áreas pretas representam as áreas modificadas. Para aplicá-la, basta ir abaixo das camadas, é o simbolo ao lado esquerdo de degradê. 
  • Máscara de corte. Permite o encaixe de camadas, restringindo o uso de parte de edição para apenas uma camada. Isso é importante na criação de gifs (encaixe de camadas na base) e no ajuste das imagens, para que as camadas de brilho, saturação, etc, não alterem outras partes da edição.



PARTE II
TEXTOS

Ao se criar um título, espera-se que ele seja trabalho e chame a atenção. As vezes, se torna mais complicado escolher fontes diferenciadas e combiná-las. Por isso, ao usar essas ferramentas, é possível transformar uma fonte mais simples em um texto elaborado. Entretanto, alguns pontos são importantes.
  • Determine o local do texto. Comece sua edição sabendo onde irá colocá-lo.
  • Não exagere. Muitos shapes e brushes em um mesmo espaço, ao invés de embelezar, poluem o design. Caso busque um título elaborado, maneire no uso das ferramentas no ajuste e encaixe de fotos.
  • Invista nas paletas de cores. Achar cores certas é importante para que se possa "brincar" com o preenchimento das letras, encaixe de enfeites e etc.
  • Combine. Não use apenas uma fonte, especialmente em títulos grandes. Tente combinar e brincar com elas, testando mais de uma combinação, mais de uma fonte.
  • O Style. Nem sempre style é uma boa opção, ainda mais em textos assim. Uma cor certa e um traçado muitas vezes se fazem suficiente. Caso deseje usar styles, tenha em mente que editá-los é essencial, e tome cuidado quando encaixar nos shapes e brushes. Às vezes, alguns elementos do style dificultam o processo.
1. Criação de bases.

Assista  o tutorial em vídeo.

Essa parte é voltada especificamente para o pessoal de assinatura. Criar bases faz com que as AGs sejam mais diferenciadas e atendam mais facilmente as exigências de um pedido. Criar bases é bastante fácil, basta escolher uma forma onde se encaixará o gif e a partir daí soltar a imaginação e sair decorando e elaborando. Entretanto, alguns cuidados devem ser observados.

  • Cuidado com a paleta de cores. Ao pintar entre os shapes, definir traçados e fontes, seja cauteloso para não transformar sua edição em uma salada de frutas. Escolha uma cor principal e parte daí para escolher as demais.
  • Colorização. Alguns colors deixam a parte do fundo modificada, para remover esse fundo do color é bem simples, assista aqui.
  • Nome. Ao criar uma base, tenha em mente onde o nome se liga a base antes de começar a decorar. Deixar o nome do lado de fora nem sempre contribuí para uma boa assinatura, além de contribuir para a não qualidade do nome.
  • Salvar. Para salvar uma base, salve-a em formato PNG, certificando-se de que a edição esteja sem fundo. Quando uma assinatura for mais elaborada e projetada para usar diversas cores, opte por salvar em  PSD.
  • Salvar². Para salvar uma assinatura em gif, você deve ir em "Arquivo > Salvar para Web", ou usar o atalho "CTRL + Shift + Alt + S". Tome cuidado para não deixar bordas brancas ao redor. Caso isso ocorre, modifique as configurações até que a mesma suma.
EXTRAS

Para encontrar novos shapes e brushes, usem o site Deviantart. Busquem sempre em idiomas como inglês, espanhol e francês.

Para encontrar novos colorigns, usem os seguintes sites: Doppelherz e Bloodstream.

Estaremos disponibilizando um pack com as bases feitas na aula e os títulos, para que possam olhar seu conteúdo e entender melhor o processo visto nos vídeos.

Estaremos disponibilizando um pack com shapes e brushes variados, para que possam usar em suas edições e afins.


E é isso pessoal, em breve postarei a tarefa, até a próxima. Como sempre, podem perguntar qualquer coisa e qualquer dúvida é só chamar.


Um comentário:

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